sábado, 10 de julho de 2010

amamentar

Para as mães de primeira viagem: converse muito, muito mesmo com as enfermeiras da maternidade, elas podem te ensinar tudo, a "pega", o jeito de pegar o bebe, o jeito de por o bebe no peito, que eles não podem pegar só o bico que machuca, as famosas pomadinhas que aliviam a dor e o craquelado dos seios... 

Além disso, vale a pena prestar atenção no narizinho do bebe, as vezes ele não esta mamando porque o narizinho está obstruido, eles não estão conseguindo respirar direito. 
Eu deixo sempre um blister de sorinho por perto ( melhor que esses sorines, rinossoros da vida que ainda tem conservantes ). 
Se voce estiver complementando com o leite artificial, preste atenção na temperatura do leite, cheque no seu braço para saber se está muito frio, muito quente.
Preste atenção no furo do bico, talvez seja muito esforço o numero 1 e ai o bebe vai dormir antes de terminar de mamar... tente o 2, tente o 3 até o bebe ficar feliz - coordenando bem a mamadinha - não fure nunca você mesma os bicos.. pode danificar o bico e começar a entrar muito ar e ai, é colica na certa. 
O bebê deve mamar sempre sentadinho, cabeça sempre elevada. E, a mamãe sempre olhando para o bebe. Sempre. Tapinhas suaves nas costinhas do bebe para   arrotar.

Dica da maternidade: Depois de terminar a amamentação é recomendável fazer o bebê arrotar. Para isso, coloque-o em pé com a cabeça apoiada no colo ou no ombro por aproximadamente 10 minutos. Mesmo que o bebê arrote, é mais seguro deitá-lo de lado no berço.


Nenhum comentário: