quarta-feira, 14 de julho de 2010

Choro de bebe

Não se desespere. Não se desepere. Ta bom, não da para ficar tranquila com o bebezinho chorando, né? Mas, tente se acalmar se você não conseguir se acalmar provavelmente não vai conseguir acalmar o bebe.
Nem sempre o choro significa que o bebe esteja com dor.Se o bebê chorar ao acordar, tendo já passado algum tempo da última mamada, a primeira possibilidade é que seja por fome; nos dias frios, pode ser de frio mesmo. E, nos dias quentes, ele pode estar com calor.
Então, use sempre roupinhas adequadas ao tempo. Mãe de primeira viagem tem mania de por muita, muita roupa no bebe.
O bebe pode estar com o bumbum sujo, pode estar incomodado com vontade de arrotar, ou pode simplesmente estar pedindo para ir para o berço e descançar o corpinho. As vezes, ele está pedindo a chupeta. A Clara já trocou muito o meu colo por uma chupeta.

terça-feira, 13 de julho de 2010

quartinho de bebe

Por incrivel que pareça corzinha pastel, rosinha e azulzinho, não dizem nada para o bebe. Bebe gosta mesmo é de cores fortes e contraste. Que pena que eu não soube disso antes. Tive que adaptar algumas coisas no quartinho para torná-lo mais interessante para a Clara. Um sapinho verde aqui, um crocodilinho ali. Uma florzinha vermelha e principalmente espalhei cartões branco e preto no quarto e acima do trocador. É hipnotizante e super divertido, a Clara adora.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

banho do bebe

O primeiro banho é realmente assustador. Além das nossas dores insuportaveis nas costas, o medo, nossa... tudo. O melhor é tentar se acalmar e ajeitar o bebe da melhor maneira no seu braço e na sua mão. Deixá-lo segura e você também se sentir segura.

Essa primeira etapa resolvida, levar o bebe a banheira - a agua tem que estar agradavel para você, nem quente, nem fria: agradavel - e, antes de mais nada lavar o rosto do bebe. Com um algodãozinho lavar os olhos de fora para dentro e todo o rostinho. Depois lavar a cabeça e pescoço, corpinho, braços e pernas. E por ultimo a parte mais suja: o bumbum.
Deixar a toalha, pomadinha e a fralda do bebe no jeito. Deixe tudo pronto e vista primeiro o "body". O bebe perde calor muito rapido. Tudo pronto, roupinha já escolhida antes do banho e bebe feliz. Hora de um bom leitinho!

domingo, 11 de julho de 2010

cocozinho

Voce nao precisa chegar no seu pediatra com uma lista dos detalhes da cor do cocozinho do bebe, tamanho, quantidade, etc.  O mais importante é prestar atencao se ele esta muito sequinho, ou durinho, a consistencia e a  frequencia que ele suja a fralda.

Uma dica legal é fazer a massagem na barriguinha do bebe, movimento suaves na barriga, verificar se está muito durinha, movimentar os dedos em torno do umbiguinho - sentido do relogio, fazer o movimento da "bicicletinha" com as perninhas do bebe sempre ajuda. O bebezinho agradece. A Clara adora.

sábado, 10 de julho de 2010

amamentar

Para as mães de primeira viagem: converse muito, muito mesmo com as enfermeiras da maternidade, elas podem te ensinar tudo, a "pega", o jeito de pegar o bebe, o jeito de por o bebe no peito, que eles não podem pegar só o bico que machuca, as famosas pomadinhas que aliviam a dor e o craquelado dos seios... 

Além disso, vale a pena prestar atenção no narizinho do bebe, as vezes ele não esta mamando porque o narizinho está obstruido, eles não estão conseguindo respirar direito. 
Eu deixo sempre um blister de sorinho por perto ( melhor que esses sorines, rinossoros da vida que ainda tem conservantes ). 
Se voce estiver complementando com o leite artificial, preste atenção na temperatura do leite, cheque no seu braço para saber se está muito frio, muito quente.
Preste atenção no furo do bico, talvez seja muito esforço o numero 1 e ai o bebe vai dormir antes de terminar de mamar... tente o 2, tente o 3 até o bebe ficar feliz - coordenando bem a mamadinha - não fure nunca você mesma os bicos.. pode danificar o bico e começar a entrar muito ar e ai, é colica na certa. 
O bebê deve mamar sempre sentadinho, cabeça sempre elevada. E, a mamãe sempre olhando para o bebe. Sempre. Tapinhas suaves nas costinhas do bebe para   arrotar.

Dica da maternidade: Depois de terminar a amamentação é recomendável fazer o bebê arrotar. Para isso, coloque-o em pé com a cabeça apoiada no colo ou no ombro por aproximadamente 10 minutos. Mesmo que o bebê arrote, é mais seguro deitá-lo de lado no berço.


sexta-feira, 9 de julho de 2010

soninho do bebe

É sempre bom falar com o seu pediatra, falaremos disso depois. Mas, é sempre bom deixar um ambiente tranquilo para o seu pequeno.

É bom que o bebe entenda através do ambiente o dia e a noite. E, bom para você também. Durante o dia faça com que o bebe participe da rotina da casa, não é necessário silencio absoluto, é normal que ele ouça o barulho do dia-a-dia da casa. Além é claro, das suas brincadeiras, interação, conversa com o bebe.

A noite, evite fazer brincadeirinhas, conversar muito com ele, ou agitá-lo. Se a casa é mais escura a noite mantenha o ritmo da casa.

Para as mamães de primeira viagem: o bebe pode ficar agitadinho antes de dormir, se agitar, chorar, isso é normal. É só um sinal que ele já está cansadinho e quer dormir, essa é a hora de por uma chupetinha, ou se você for contra, apenas deite o bebe no bercinho, as vezes ele só esta cansado de ficar no colo. O corpinho pode estar cansadinho de tanto colo. A Clara vive trocando o meu colinho pelo bercinho dela. Que fofa!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

visitas

É chato eu sei... mas, temos que lembrar que o visitado ainda é um serzinho muito fragil. A Clara ficou muito tempo na UTI Neonatal do São Luiz, por isso, cuidado é dobrado.

Mas, como todo mundo quer conhecê-la, vale pedir para que todos  lavem as mãos antes de entrar no quartinho. Eu deixo um frasquinho de alcool gel no quarto para que as visitas possam usar.

Tenha sempre uma fraldinha para por no colo ou no ombro para que o rostinho do bebe fique protegido da nossa roupa de casa ou da rua. 

Tosse, gripe, dores de garganta, dores no corpo são bons sinais para não se visitar um bebezinho. Eles merecem esse cuidado, não?!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

troca de fraldas

Antes de mais nada tenha tudo pronto e preparado.
Só tiro a Clara do berço quando tudo está pronto. As vezes, ela fica bem brava mas, tento manter a calma. Tudo pronto segnifica a agua quentinha e o algodão (para quem não usa os lencinhos umedecidos), a pomadinha e a fralda. Mas acima de tudo, se você estiver oferecendo leite artificial como complemento, este tem que estar na mão: o bebe estara faminto depois da troca.

Deixe a fralda limpa ja pronta para substituir a usada. Bebes adoram o bumbum limpinho para fazer xixi ou coco. Nao deixe que ele te pegue desprevinida.

Eu ainda prefiro o bom e velho algodão algodão para limpar o bumbum.

Nas menininhas, o algodão ou o lencinho e o dedinho da pomada só descem: cuidados para não pegar uma infecção urinaria.

Para as mamães de primeira viagem: não deixe nunca o bebe sozinho no trocador. Nunca.

Dica da maternidade: providencie com antecedência: algodão, cotonetes, sabonete neutro, tesoura de unhas, escova de cabelo, álcool (70%) e creme para assaduras